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vamos descobrir o que os odus lhe reserva !!

sábado, 29 de fevereiro de 2020

O culto

Dentre os meus poucos conhecimentos, não há nenhum tipo de "pena" usado em substituição à EKODIDE, ou Ikòdidé: (pena de papagaio Odide] e, tampouco outra pena que tenha o mesmo significado litúrgico que a Ikodide, sendo que a mesma não exige estar acompanhada de outro tipo de "pena" para desempenhar sua função. O que já não é o caso da pena vermelha (Aluko, pena de galo das Campinas), e da verde (Agbe, pena de cuco), pois sempre são usadas em conjunto. 
A ekodide, símbolo do processo iniciático, vem a confirmar a iniciação, podemos encará-la como símbolo da realeza. 
Agbe = Atrai a sorte e tudo de necessário para a vida do ser. (pena de cuco)
Alóko = Usa-se em parceria com Agbe, cria condições favoráveis para que a pessoa encontre seu caminho. (pena de galo das Campinas)
Agbe e Aluko são muito usadas em diversas magias para atrair a sorte (awure), participam no processo iniciático em banhos que serão aplicados ao neófito e, no Osu que o elegun irá carregar. Também são colocadas em assentamentos de determinados Orisas, assim como LEKELEKE [penas brancas, pena de garça)) empregadas em assentamentos de Obatala, Awodi (penas de falcão) e etc.

A cantiga:

Agbè lo laró Ki raun aro

Alukò lo lósùn Ki raun osùn

Lékeléke ki lo léfun Ki raun efun

Emi ni yio léke òta mi o

Agbé tem penas azuis, Que nunca lhe falte o azul

Alukò possui penas vermelhas, Que nunca lhe falte o vermelho

Lékeléke tem as penas brancas, Que nunca lhe falte o branco

Que eu fique acima de meus inimigos

Outra versão:

Agbe ló l’aro, ni rárà o kò l’aro… 

Àlùkò ló l’ósùn, ni rárà o kò l’ósùn… 

Leke-leke ló l’efun, ni rárà o kò l’efun…

Emi ni yio léke òta mi o 

Agbè que colhe azul (wají) dificilmente ficará sem azul (wají)

Àlùkò que colhe osun dificilmente ficará sem osun

Leke-leke que colhe efum dificilmente ficará sem efum
Que eu fique acima de meus inimigos

Essa cantiga (que era uma das preferidas de Mãe Senhora) costuma ser associada à Osun, orixá que por excelência rege a maternidade e o nascimento. Osun foi a primeira a realizar a iniciação de um iyawo, pintando seu corpo com diversos elementos retirados da natureza: Osùn (de cor vermelha), wàji (de cor azul) e efun (de cor branca). Cada cor é revestida de um simbolismo, que revela o que se deseja para o novo iniciado: o vermelho indica boas notícias, o azul a bondade e o branco a paz.

Fonte: Jardim do Fogo Sagrado

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Um Pouco Sobre o Culto Da Jurema Sagrada

Um Pouco do Culto da Jurema

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Catimbó

O Catimbó, ao contrário do que muitos acreditam, possui seus dogmas e sua liturgia própria. A influência católica sofrida pelo Catimbó, deve-se ao fato dessa religião ter sido perseguida e proibida por lei, tendo muitos adeptos da Jurema sagrada (Catimbó) terem sido mortos por terem sua crença. Graças a isso, houve uma junção com rezas católicas, para poderem disfarçar suas práticas de juremeiros.

A Jurema (Mimosa hostilis), nativa do agreste e sertão nordestinos, é um arbusto Fabáceo, do qual se fabrica uma bebida psicoativa de mesmo nome. Tal bebida, também conhecida como Vinho da Jurema, é feita de maneira reservada pelos juremeiros. A ingestão da Jurema, em conjunto com os toques, as cantigas rituais do catimbó, provoca um estado de transe profundo, interpretado pelos Catimbozeiros, como a incorporação dosMestres da Jurema. Estas entidades espirituais, que habitariam o Mundo Encantado ou Juremá, teriam sido adeptos do catimbó que, ao morrerem, se "encantaram", ou seja, foram transportados a este estamento espiritual, de onde poderiam atender os vivos pela realização de curas e aconselhamento, desde que para tal fossem requeridos através