.

.
vamos descobrir o que os odus lhe reserva !!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

A fé!!!

Apenas acredito, a fé  é  algo que não se vê  mas  se sente, e se vive .

Aquele que nasce pra ser grande será grande á seu tempo!
Tempo é  algo, único de cada indivíduo, de cada força, de cada orí.  O tempo é  seu aliado e assim tudo se colocará a seu bel prazer.

Aquele que nasceu pra ser será!
Aquele que nasce pra governar, governará!
Quem nasce pra gerar vai gerar!
Quem nasce pra servir,servirá!

Quem não nasceu pra servir ,
Não serve para viver .

Não sou á favor  de yawo fazendo yawo !!!
Mas sou favor da sabedoria que envolve o noviço. Uma vez yawo sempre yawo. Parente meu eledá sempre serei um simples yawo, perante meu sacerdote eterno yawo, mas na busca do sagrado encontro o conhecimento que mostra que a sabedoria ela não nasce ontem mas sim de um conhecimento milenar.
 O vaso pode até ser feito ontem , mas  a água que nele habita há tempos nutre e sacia a sede dos que aqui chegaram primeiro, é  o ciclo do indo e vindo .

Que os odu 
Que me trouxeram a terra  coroando, meu destino ao qual sendo confiado a meu orí seja sempre  movimentado por esú. 

Assim 
me foi dito que louvamos os mais velhos, assim entendi que os meus mais velhos  são  os orixás, que se mostram nos itans ,  retratados nos 256 odu ifá.

A diferença da água que já  habita o seio da terra é  que  ela não faz mas  espumas ao se mover, não trás mais tantas impurezas quanto a chuva  que lava  aterra seca .

Acredito na palavra de obí.
Acredito na promessa de odu para minha vida .
Acredito na força que me segura acima da terra, e que me liga aos céus.  

Eu apenas acredito !

   Orientador Espiritual  Karêlayó

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um Pouco Sobre o Culto Da Jurema Sagrada

Um Pouco do Culto da Jurema

Um Pouco do Culto da Jurema

Catimbó

O Catimbó, ao contrário do que muitos acreditam, possui seus dogmas e sua liturgia própria. A influência católica sofrida pelo Catimbó, deve-se ao fato dessa religião ter sido perseguida e proibida por lei, tendo muitos adeptos da Jurema sagrada (Catimbó) terem sido mortos por terem sua crença. Graças a isso, houve uma junção com rezas católicas, para poderem disfarçar suas práticas de juremeiros.

A Jurema (Mimosa hostilis), nativa do agreste e sertão nordestinos, é um arbusto Fabáceo, do qual se fabrica uma bebida psicoativa de mesmo nome. Tal bebida, também conhecida como Vinho da Jurema, é feita de maneira reservada pelos juremeiros. A ingestão da Jurema, em conjunto com os toques, as cantigas rituais do catimbó, provoca um estado de transe profundo, interpretado pelos Catimbozeiros, como a incorporação dosMestres da Jurema. Estas entidades espirituais, que habitariam o Mundo Encantado ou Juremá, teriam sido adeptos do catimbó que, ao morrerem, se "encantaram", ou seja, foram transportados a este estamento espiritual, de onde poderiam atender os vivos pela realização de curas e aconselhamento, desde que para tal fossem requeridos através